terça-feira, 23 de junho de 2009

Democracia?


O que é isso?! pra quê serve?! existe?!

Eu não tenho uma ideia muito clara do que seja e confesso que precisei de um dicionário pra esclarecer mais as minhas ideias, mas não vi muita novidade sobre o que eu já tinha conhecimento.
Essa semana pensei várias vezes no que seria realmente isso. Algumas coisas aconteceram e eu vi que a opinião pública está muito mais no papel do que na realidade.

Exemplo da minha revolta foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação ao curso de Jornalismo que agora não exige mais diploma. MEU DEUS, que zona é essa??
A luta que se teve para conseguir a liberdade de imprensa parece que tá voltando mas de uma forma totalmente diferente: JORNALISTAS capacitados lutam pra se expressar no meio de FAMOSOS craques ou super dotados em determinados assuntos.
Nunca que eu poderia imaginar que tantos anos após a decisão "Joanina" de liberdade de imprensa isso pudesse acontecer no nosso país.
Se nós vivêssemos numa democracia de verdade, essa decisão não seria tomada sem o consentimento da população.

Por isso que eu me pergunto e me sinto ignorante sobre o que seja exatamente democracia. Precisamos agir, falar, fazer e DECIDIR nós mesmos o que é melhor para todos e não esperar que os "grandões" decidam e a partir da decisão deles, nós baixarmos a cabeça aceitando tudo; é necessário acabar com o comodismo se quisermos uma democracia de verdade.


_Só pra lembrar, gaste menos água essa semana :D

Um comentário:

Dayle. disse...

democracia não se ganha, se exige... e isso nós brasileiros temos preguiça de fazer.